March 16, 2006

covardes e hipócritas

O Träsel é, para mim, um exemplo do pior tipo de pessoa que foi criada pela debacle petista com escândalos de mensalão e semelhantes. Passou anos acreditando em um discurso que, conforme foi levado ao poder, desmoronou pouco a pouco. Agora, desiludido, busca outro discurso ao qual possa se agarrar, caso contrário se recusa a tomar parte no jogo político.

Tenho visto a reação entre muitos dos petistas que não se debandaram para o PSol, PSTU ou coisa que o valha. E para todos repito que a anulação do voto (ou, pior, ir para a praia e justificar), neste caso, é uma atitude covarde e hipócrita. Covarde porque, ao ter que escolher entre o ruim e o pior, preferem lavar as mãos e aceitar qualquer que seja o resultado. E hipócrita porque sabem que 1) uma anulação da eleição não irá acontecer e 2) mesmo que ocorra, NADA irá mudar e ainda por cima serão gastos mais vários milhões dos cofres públicos para viabilizar a nova eleição.

E o pior é pensar que todas essas pessoas não estão preocupadas com o processo político. Pergunte a eles quantas cartas mandaram para os deputados que elegeram, cobrando posicionamento nesta ou naquela opinião. Pergunte de quantas manifestações de reivindicação (obviamente não estou falando de sair pela rua gritando palavras de ordem) participaram. Enfim, como a decisão por não votar (ou votar nulo) deixa bem clara, são pessoas que não estão preocupadas em fazer sua parte para tentar melhorar o processo, mas sim pessoas que querem um discurso para repetir e uma bandeira para carregar.

UPDATE: Como tanta gente gosta de ler o que não está escrito, permitam-me esclarecer uma coisa: votar nulo, em branco ou justificar é um direito do cidadão, seja como protesto seja por simplesmente não dar bola para a coisa. Estou apenas dizendo que, como forma consciente de protesto, considero uma saída covarde e hipócrita.

Também não estou sugerindo, de forma alguma, que o único jeito que alguém pode contribuir com o avanço da sociedade é votando em alguém. Inclusive, se não ficou bem claro pelo último parágrafo deste post, eu ficaria bem feliz se houvesse no Brasil o costume de se fazer algo tão banal quanto cobrar de quem elegemos que faça aquilo em que votamos, por exemplo.

Por último, não estou dizendo que as pessoas precisam ter consciência política para agir em prol da sociedade. Embora eu ache que a alienação é bastante responsável pela falta de boas alternativas políticas (que levam o Alexandre e o Mojo a falar que no Brasil não há democracia), creio que uma pessoa pouco preocupada com política, partidos e eleições ainda tem uma pletora de decisões e ações triviais que irão ter efeito direto na melhoria ou piora de nossa sociedade.

A ÚNICA coisa que eu disse, e repito, é que lavar as mãos e votar nulo, em branco ou justificar o voto como forma de protesto, é uma atitude hipócrita e covarde. E por favor, não me façam ter que escrever uma explicação maior do que o próprio post de novo.

13 Comments »

The URI to TrackBack this entry is: http://inductio.blogsome.com/2006/03/16/covardes-e-hipocritas/trackback/

  1. Entendi então que nada muda de nenhum jeito, votando ou anulando o voto.
    Como é possível “fazer sua parte” se nem opções dignas temos e muito menos um pingo de seriedade em meio a esse povo?!

    Comment by Babi — March 16, 2006 @ 3:35 pm

  2. O abandono da política é direito de qualquer um. Milhares de pessoas vivem no âmbito do seu próprio umbigo, sem dar bola para governos, partidos e outras instituições. Talvez não seja a posição mais esclarecida, mas certamente não impede o cidadão de ter uma vida feliz e contribuir para a sociedade a seu modo.

    Comment by Daniel Gallas — March 16, 2006 @ 3:38 pm

  3. Babi: se tu entendeu isso a partir do meu post, entendeu errado. O que eu estou dizendo é que o único jeito de mudar é votando. adendo: para evitar mal-entendido, é bom deixar claro que por “único jeito de mudar” estou me referindo à questão de escolha de nossos governantes, obviamente. Há muitas outras maneiras de se agir em favor do avanço da sociedade e do país.

    Gallas: concordo com tudo. Mas a alienação consciente, como é o caso do Träsel e de tantos outros, permanece uma saída covarde e hipócrita.

    Comment by Solon — March 16, 2006 @ 4:42 pm

  4. solon, a possibilidade de voto nulo existe por um motivo, assim como a do branco: para quem não está satisfeito com nenhuma das opções poder expressar sua opinião. se fosse possível ser candidato independente no brasil, eu tentaria convencer minha mãe a se candidatar [honesta e administradora competente], mas infelizmente não dá.

    no mais, eu só falei em voto. acho que colaboro mais do que a média no processo político dando minha opinião - e, aliás, tendo uma opinião - e de vez em quando enxendo o saco de algum político via martelada. pode não ser lá muita coisa, mas se cada um ao menos procurasse se informar…

    mais uma vez: não abandonei a vida política. abandonei foi a ingenuidade política.

    Comment by träsel — March 16, 2006 @ 5:31 pm

  5. tu repetiu o que o Gallas disse, de maneira mais prolixa. respondo a mesma coisa: tens todo o direito do mundo de fazer o que tu bem entende, mas é uma saída covarde e hipócrita.

    Comment by Solon — March 16, 2006 @ 5:34 pm

  6. como não votante desde 98, quero dizer que é minha a primazia de ser hipócrita e covarde.

    mas concordo com o gallas. a política só é válida se houver opção verdadeira (opção enquanto projeto verdadeiro de mudar alguma coisa). desde que não há, não considero sequer que vivemos numa democracia.

    Comment by alexandre r. — March 16, 2006 @ 5:39 pm

  7. saindo fasca

    Est gostoso o debate gerado pelo post anterior. Uma parte dos comentaristas me acusa de conformismo covarde e hipcrita, enquanto prega o voto no “menos ruim”, junto com o Cisco, o Solon e o Parada. Francamente, parece-me que covardia e…

    Trackback by m a r t e l a d a — March 16, 2006 @ 5:47 pm

  8. Bobo!

    Comment by La Carmencita — March 17, 2006 @ 1:08 am

  9. Ah, Solon, as pessoas têm o direito de serem hipócritas e covardes ;-)

    Comment by Cássia — March 20, 2006 @ 10:34 pm

  10. Paralelo: carta para o deputado que elegi? Já é impossível saber qual me representa (eles representam uma unidade da federação inteira), e, se eu votei na legenda, qual eu elegi?

    Comment by Emiliano — March 22, 2006 @ 10:48 pm

  11. emi: o deputado que te representa é aquele no qual tu votou, tu precisa fazer uma musculação semântica gigantesca para que isso não seja verdade.

    por mais de uma vez eu já mandei e-mail para o gabinete de deputados e senadores em quem votei, cobrando seu posicionamento em determinadas votações (a última vez foi a abstinência do Paim em relação ao aumento do salário mínimo), e NUNCA recebi resposta. se mais gente fizesse isso, tenho certeza que políticos começariam a se sentir obrigados a prestar contas para os eleitores.

    Comment by Solon — March 23, 2006 @ 3:23 am

  12. Tá: mas e se eu votei na legenda? Quem eu elegi? E se eu votei em um deputado que não foi eleito? Quem me representa?

    Comment by Emiliano — March 23, 2006 @ 2:54 pm

  13. se tu votou na legenda, o partido te representa. se tu quer participar e cobrar alguma coisa, cobra do líder da bancada ou de algum deputado/senador ligado ao teu Estado.

    no caso de tu ter votado em alguém e esse alguém não ter sido eleito, te fudeu. hehehe. na real, tu continua podendo fazer a mesma coisa que eu descrevi acima, ou então entrar em contato com o gabinete do cara que tu tentou eleger para que ele manobre dentro do partido em favor do que tu quer.

    enfim, se tu quer mesmo fazer alguma coisa, tu faz. mas tu não quer, obviamente.

    Comment by Solon — March 23, 2006 @ 3:05 pm

RSS feed for comments on this post.

Leave a comment

Line and paragraph breaks automatic, e-mail address never displayed, HTML allowed: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>